Um texto de 14 páginas que contem
a essência milagrosa das aulas de Produção de Texto – se a descrição é hiperbólica,
é porque, para mim, este artigo sintetizou muitas de minhas descobertas após 8 anos
de ensino de escrita. Eu aprendi na prática (apanhando, errando, falhando) o
que Dolz e Pasquier resumem lindamente na teoria.
A leitura do texto é rápida e
leve. Mas, de qualquer forma, os dez pontos principais a serem praticados pelos
professores de Produção Textual seguem abaixo:
(O texto original pode ser lido em http://www.deitu.pro.br/Planejamento/Anexos/Subsideos/Um%20dec%E1logo%20para%20ensinar%20a%20escrever%20-%20tradu%E7%E3o%20Roxane%20Rojo.pdf )
O que
dá certo e deve ser praticado
|
O que
se faz na escola... e dá errado
|
1.
Diversidade textual: conjunto de aprendizagens específicas de diversos
gêneros textuais.
|
1.
Indiferenciação textual: ensina-se a escrever a partir de procedimento
generalizável a todo texto.
|
2. Abordar a produção de textos desde o início da escolaridade.
|
2. Começar a escrever textos na escolaridade mais avançada.
|
3. Progressão “em espiral”: intercalar a retomada de
gêneros já estudados com a aprendizagem de gêneros novos.
|
3. Progressão “linear”: de um tipo de texto a outro.
|
4. Do complexo para o simples para voltar ao complexo.
|
4. Aprendizagem aditiva: do simples para o complexo.
|
5. Ensino intensivo (trabalhar unidades de sentido).
|
5. Ensino descontínuo (trabalhar atividades fragmentadas).
|
6. Modelo: textos sociais em uso. Trabalho com materiais autênticos.
|
6. Modelo: textos escolares produzidos ad hoc. Trabalho com textos
artificiais e facilitadores.
|
7. Atividades de revisão e reescrita.
|
7. Correção normativa.
|
8. Método indutivo (o aluno participa da construção do
conhecimento).
|
8. Método transmissor frontal (o professor ensina e o aluno
aprende).
|
9. Regulação externa e interna (o aluno e o professor observam
os problemas do texto).
|
9. Regulação pelo professor (o professor corrige).
|
10. Organização do ensino em sequências didáticas.
|
10. Ausência de ensino sistemático, centrado em um texto de cada
vez (sem estabelecer continuidade com os textos seguintes).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário