segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dicas de leitura – O decálogo do professor de redação

Um texto de 14 páginas que contem a essência milagrosa das aulas de Produção de Texto – se a descrição é hiperbólica, é porque, para mim, este artigo sintetizou muitas de minhas descobertas após 8 anos de ensino de escrita. Eu aprendi na prática (apanhando, errando, falhando) o que Dolz e Pasquier resumem lindamente na teoria.
 
A leitura do texto é rápida e leve. Mas, de qualquer forma, os dez pontos principais a serem praticados pelos professores de Produção Textual seguem abaixo:

  
O que dá certo e deve ser praticado
O que se faz na escola... e dá errado
 
1. Diversidade textual: conjunto de aprendizagens específicas de diversos gêneros textuais.
 
 
1. Indiferenciação textual: ensina-se a escrever a partir de procedimento generalizável a todo texto.
 
 
2. Abordar a produção de textos desde o início da escolaridade.
 
 
2. Começar a escrever textos na escolaridade mais avançada.
 
 
3. Progressão “em espiral”: intercalar a retomada de gêneros já estudados com a aprendizagem de gêneros novos.
 
 
3. Progressão “linear”: de um tipo de texto a outro.
 
 
4. Do complexo para o simples para voltar ao complexo.
 
 
4. Aprendizagem aditiva: do simples para o complexo.
 
 
5. Ensino intensivo (trabalhar unidades de sentido).
 
 
5. Ensino descontínuo (trabalhar atividades fragmentadas).
 
 
6. Modelo: textos sociais em uso. Trabalho com materiais autênticos.
 
 
6. Modelo: textos escolares produzidos ad hoc. Trabalho com textos artificiais e facilitadores.
 
 
7. Atividades de revisão e reescrita.
 
 
7. Correção normativa.
 
 
8. Método indutivo (o aluno participa da construção do conhecimento).
 
 
8. Método transmissor frontal (o professor ensina e o aluno aprende).
 
 
9. Regulação externa e interna (o aluno e o professor observam os problemas do texto).
 
 
9. Regulação pelo professor (o professor corrige).
 
 
10. Organização do ensino em sequências didáticas.
 
 
10. Ausência de ensino sistemático, centrado em um texto de cada vez (sem estabelecer continuidade com os textos seguintes).
 

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