FUVEST 2010
Por caminhos diferentes, tanto
Pedro Bala (de Capitães de areia, de Jorge Amado) quanto o operário (do
conhecido poema “O operário em construção”, de Vinícius de Moraes) passam por
processos de “aquisição de uma consciência política” (expressão do próprio
Vinícius). O contexto dessas obras indica também que essa conscientização leva
ambos à
a) exclusão social, que arruína
precocemente suas promissoras carreiras profissionais.
b) sublimação intelectual do ímpeto
revolucionário, motivada pelo contato com estudantes.
c) condição de meros títeres,
manipulados por partidos políticos oportunistas.
d) luta, em associação com seus
pares de grupo ou de classe social, contra a ordem vigente.
e)
cumplicidade com criminosos comuns, com o fito de atacar as legítimas forças de
repressão.
(Resposta em http://www1.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/fuvest/2010_1fase/fuvest2010.pdf página 24)
FUVEST 2010
Inimigo da riqueza e do
trabalho, amigo das festas, da música, do corpo das cabrochas. Malandro.
Armador de fuzuês. Jogador de capoeira navalhista, ladrão quando se fizer
preciso.
Jorge Amado, Capitães de areia.
O tipo cujo perfil se traça, em
linhas gerais, neste excerto, aparece em romances como Memórias de um
sargento de milícias, O cortiço, além de Capitães de areia.
Essa recorrência indica que
a) certas estruturas e tipos
sociais originários do período colonial foram repostos durante muito tempo, nos
processos de transformação da sociedade brasileira.
b) o atraso relativo das regiões
Norte e Nordeste atraiu para elas a migração de tipos sociais que o progresso
expulsara do Sul/Sudeste.
c) os romancistas brasileiros,
embora críticos da sociedade, militaram com patriotismo na defesa de nossas
personagens mais típicas e mais queridas.
d) certas ideologias exóticas
influenciaram negativamente os romancistas brasileiros, fazendo-os representar,
em suas obras, tipos sociais já extintos quando elas foram escritas.
e) a criança abandonada,
personagem central dos três livros, torna-se, na idade adulta, um elemento
nocivo à sociedade dos homens de bem.
(Resposta em http://www.etapa.com.br/gabaritos/resolucao_pdf/gab_2010/01_fuvest/fuv_por_1f.pdf página 5)
FUVEST 2010
Considere a seguinte relação
de obras: Auto da barca do inferno, Memórias de um sargento de
milícias, Dom Casmurro e Capitães da areia. Entre elas,
indique as duas que, de modo mais visível, apresentam intenção de
doutrinar, ou seja, o propósito de transmitir princípios e diretivas que integram
doutrinas determinadas.
Divida sua resposta em duas
partes: a), para a primeira obra escolhida e b), para a segunda obra escolhida,
conforme já vem indicado na respectiva página de respostas. Justifique
sucintamente cada uma de suas escolhas.
(Resposta em http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/fuvest/2010_2fase/1dia/fuvest2010_2fase_1dia.pdf página 7)
FUVEST 2011
Entre
as variedades de preconceito enumeradas a seguir, aponte aquelas que o grupo
dos “capitães da
areia” (do romance homônimo) rejeita e aquelas que acata e reforça: preconceito
de raça e cor; de religião; de gênero (homem e mulher); de
orientação sexual. Justifique suas respostas.
Fuvest 2011
Considere
a seguinte alienação: Ambas as obras criticam a sociedade mas apenas a segunda
milita pela subversão da hierarquia social nela representada. Observada a
sequência, essa afirmação aplica-se a:
a) A cidade e as serras e Capitães da areia.
b) Vidas secas e Memórias de um sargento de milicias.
c) O cortiço e Iracema.
d) Auto da barca do inferno e A cidade e as serras.
e) Iracema e Memórias de um sargento de milícias.
resposta: Alternativa A
a) A cidade e as serras e Capitães da areia.
b) Vidas secas e Memórias de um sargento de milicias.
c) O cortiço e Iracema.
d) Auto da barca do inferno e A cidade e as serras.
e) Iracema e Memórias de um sargento de milícias.
resposta: Alternativa A
Fuvest 2011
O
papel desempenhado pela personagem Ritinha (Rita Baiana), no processo
sintetizado no excerto, assemelha-se ao da personagem
a) Iracema, do romance homônimo, na medida em que ambas simbolizam o poder de sedução da terra brasileira sobre o português que aqui chegava.
b) Vidinha, de Memórias de um sargento de milícias, tendo em vista que uma e outra constituem fatores decisivos para o desencaminhamento de personagens masculinas anteriormente bem orientadas.
c) Capitu, de Dom Casmurro, a qual, como a baiana, também lança mão de seus encantos femininos para obter ascensão social.
d) Joaninha, de A cidade e as serras, pois ambas representam a simplicidade natural das mulheres do campo, em oposição à beleza artificiosa das mulheres das cidades.
e) Dora, de Capitães da areia, na medida em que ambas são responsáveis diretas pela regeneração física e moral de seus respectivos pares amorosos.
resposta:[A]
a) Iracema, do romance homônimo, na medida em que ambas simbolizam o poder de sedução da terra brasileira sobre o português que aqui chegava.
b) Vidinha, de Memórias de um sargento de milícias, tendo em vista que uma e outra constituem fatores decisivos para o desencaminhamento de personagens masculinas anteriormente bem orientadas.
c) Capitu, de Dom Casmurro, a qual, como a baiana, também lança mão de seus encantos femininos para obter ascensão social.
d) Joaninha, de A cidade e as serras, pois ambas representam a simplicidade natural das mulheres do campo, em oposição à beleza artificiosa das mulheres das cidades.
e) Dora, de Capitães da areia, na medida em que ambas são responsáveis diretas pela regeneração física e moral de seus respectivos pares amorosos.
resposta:[A]
FUVEST 2012
Leia o seguinte excerto de Capitães
da areia, de Jorge Amado, e responda ao que se pede.
O sertão comove os olhos de
Volta Seca. O trem não corre, este vai devagar, cortando as terras do sertão.
Aqui tudo é lírico, pobre e belo. Só a miséria dos homens é terrível. Mas estes
homens são tão fortes que conseguem criar beleza dentro desta miséria. Que não
farão quando Lampião libertar toda a caatinga, implantar a justiça e a
liberdade?
Compare a visão do sertão que
aparece no excerto de Capitães da areia com a que está presente no livro
Vidas secas, de Graciliano Ramos, considerando os seguintes aspectos:
a) a terra (o meio físico);
b) o homem (o sertanejo).
Responda,
conforme solicitado, considerando cada um desses aspectos nas duas obras
citadas.
UFPE 2001
"Irmão ... é uma palavra boa e amiga. Se acostumaram a
chamá-la de irmã. Ela também os trata de mano, de irmão. Para os menores é como
uma mãezinha. Cuida deles. Para os mais velhos é como uma irmã que brinca
inocentemente com eles e com eles passa os perigos da vida aventurosa que
levam.
Mas nenhum sabe que para Pedro Bala, ela é a noiva. Nem mesmo o Professor sabe. E dentro do seu coração Professor também a chama de noiva."
(Jorge Amado: "Capitães da Areia").
Considerando a obra e o autor do texto, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O autor faz parte do romance regional de 30, quando se aprofundaram as radicalizações políticas na realidade brasileira.
b) Jorge Amado representa a Bahia, "descobrindo" mazelas, violências e identificando grupos marginalizados e revolucionários em "Capitães da Areia".
c) Dora, Pedro Bala e Professor são alguns dos personagens da narrativa, que aborda a dramática vida dos camponeses das fazendas de cacau no sul da Bahia.
d) O tom da narrativa aproxima-se do Naturalismo, alternando trechos de lirismo e crueza. O nível de linguagem é coloquial e popular.
e) "Capitães da Areia " pertence à primeira fase da produção de Jorge Amado, quando era notório seu engajamento com a política de esquerda. Daí o esquematismo psicológico: o mundo dividido em heróis (o povo) e bandidos (a burguesia).
resposta:[C]
Mas nenhum sabe que para Pedro Bala, ela é a noiva. Nem mesmo o Professor sabe. E dentro do seu coração Professor também a chama de noiva."
(Jorge Amado: "Capitães da Areia").
Considerando a obra e o autor do texto, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O autor faz parte do romance regional de 30, quando se aprofundaram as radicalizações políticas na realidade brasileira.
b) Jorge Amado representa a Bahia, "descobrindo" mazelas, violências e identificando grupos marginalizados e revolucionários em "Capitães da Areia".
c) Dora, Pedro Bala e Professor são alguns dos personagens da narrativa, que aborda a dramática vida dos camponeses das fazendas de cacau no sul da Bahia.
d) O tom da narrativa aproxima-se do Naturalismo, alternando trechos de lirismo e crueza. O nível de linguagem é coloquial e popular.
e) "Capitães da Areia " pertence à primeira fase da produção de Jorge Amado, quando era notório seu engajamento com a política de esquerda. Daí o esquematismo psicológico: o mundo dividido em heróis (o povo) e bandidos (a burguesia).
resposta:[C]
UFPE 2001
TEXTO
1
"Irmão ... é uma palavra boa e amiga. Se acostumaram a chamá-la de irmã. Ela também os trata de mano, de irmão. Para os menores é como uma mãezinha. Cuida deles. Para os mais velhos é como uma irmã que brinca inocentemente com eles e com eles passa os perigos da vida aventurosa que levam.
Mas nenhum sabe que para Pedro Bala, ela é a noiva. Nem mesmo o Professor sabe. E dentro do seu coração Professor também a chama de noiva."
(Jorge Amado: "Capitães da Areia").
TEXTO 2
Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos. Que coisa é a conversão de uma alma senão entrar o homem dentro de si e ver-se a si mesmo? (...)
O pregador concorre com o espelho que é a doutrina.
(Padre Antônio Vieira: "Sermão da Sexagésima").
TEXTO 3
"Ó almas presas mudas e fechadas,
nas pressões colossais e abandonadas,
Da dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves
Do chaveiro do Céu, possuís as chaves
Para abrir-vos as Portas do Mistédo?!"
(Cruz e Souza: "Missal").
Os autores dos textos 2 e 3 abordam temas transcendentais, seguindo o modelo do movimento a que cada um pertenceu e o gênero literário que praticou. Sobre eles e suas obras, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Cruz e Souza foi o primeiro poeta negro do Brasil e pertenceu ao movimento simbolista. Nesse poema valoriza a realidade subjetiva e espiritualidade.
b) Vieira, barroco e conceptista, fez predominar no texto 1 o jogo conceitual em um processo lógico de dedução e raciocínio.
c) Os textos 2 e 3 têm a mesma finalidade e objetivo, pelo fato de terem o Barroco e o Simbolismo características comuns: linguagem preciosa, excesso de imagens e preocupação formal.
d) No texto de Cruz e Souza, a busca da transcendência dá-se através da preponderância de símbolos e de um vocabulário ligado às sensações.
e) Enquanto o texto 3 é emotivo e lírico, procurando comover o leitor, o texto 2 é persuasivo, procurando convencer o ouvinte sobre seus ensinamentos.
resposta:[C]
"Irmão ... é uma palavra boa e amiga. Se acostumaram a chamá-la de irmã. Ela também os trata de mano, de irmão. Para os menores é como uma mãezinha. Cuida deles. Para os mais velhos é como uma irmã que brinca inocentemente com eles e com eles passa os perigos da vida aventurosa que levam.
Mas nenhum sabe que para Pedro Bala, ela é a noiva. Nem mesmo o Professor sabe. E dentro do seu coração Professor também a chama de noiva."
(Jorge Amado: "Capitães da Areia").
TEXTO 2
Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos. Que coisa é a conversão de uma alma senão entrar o homem dentro de si e ver-se a si mesmo? (...)
O pregador concorre com o espelho que é a doutrina.
(Padre Antônio Vieira: "Sermão da Sexagésima").
TEXTO 3
"Ó almas presas mudas e fechadas,
nas pressões colossais e abandonadas,
Da dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves
Do chaveiro do Céu, possuís as chaves
Para abrir-vos as Portas do Mistédo?!"
(Cruz e Souza: "Missal").
Os autores dos textos 2 e 3 abordam temas transcendentais, seguindo o modelo do movimento a que cada um pertenceu e o gênero literário que praticou. Sobre eles e suas obras, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Cruz e Souza foi o primeiro poeta negro do Brasil e pertenceu ao movimento simbolista. Nesse poema valoriza a realidade subjetiva e espiritualidade.
b) Vieira, barroco e conceptista, fez predominar no texto 1 o jogo conceitual em um processo lógico de dedução e raciocínio.
c) Os textos 2 e 3 têm a mesma finalidade e objetivo, pelo fato de terem o Barroco e o Simbolismo características comuns: linguagem preciosa, excesso de imagens e preocupação formal.
d) No texto de Cruz e Souza, a busca da transcendência dá-se através da preponderância de símbolos e de um vocabulário ligado às sensações.
e) Enquanto o texto 3 é emotivo e lírico, procurando comover o leitor, o texto 2 é persuasivo, procurando convencer o ouvinte sobre seus ensinamentos.
resposta:[C]
Unicamp 2010
Leia o trecho abaixo, do capítulo “As luzes do carrossel”,
de Capitães da Areia:
O sertanejo trepou no
carrossel, deu corda na pianola e começou a música de uma valsa antiga. O rosto
sombrio de Volta Seca se abria num sorriso. Espiava a pianola, espiava os
meninos envoltos em alegria. Escutavam religiosamente aquela música que saía do
bojo do carrossel na magia da noite da cidade da Bahia só para os ouvidos
aventureiros e pobres dos Capitães da Areia. Todos estavam silenciosos. Um
operário que vinha pela
rua, vendo a aglomeração de
meninos na praça, veio para o lado deles. E ficou também parado, escutando a
velha música. Então a luz da lua se estendeu sobre todos, as estrelas brilharam
ainda mais no céu, o mar ficou de todo manso (talvez que Iemanjá tivesse vindo
também ouvir a música) e a cidade era como que um grande carrossel onde giravam
em invisíveis cavalos os Capitães da Areia. Nesse momento de música eles
sentiram-se donos da cidade. E amaram-se uns aos outros, se sentiram irmãos
porque eram todos eles sem carinho e sem conforto e agora tinham o carinho e
conforto da música. Volta Seca não pensava com certeza em Lampião nesse
momento. Pedro Bala não pensava em ser um dia o chefe de todos os malandros da
cidade. O Sem-Pernas em
se jogar no mar, onde os
sonhos são todos belos. Porque a música saía do bojo do velho carrossel só para
eles e para o operário que parara. E era uma valsa velha e triste, já esquecida
por todos os homens da cidade.
(Jorge
Amado, Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 68.)
a) De que modo esse capítulo
estabelece um contraste com os demais do romance? Quais são os elementos desse
contraste?
b)
Qual a relação de tal contraste com o tema do livro?
Unicamp 2011
Leia a passagem
seguinte, de Capitães da areia:
Pedro Bala olhou mais
uma vez os homens que nas docas carregavam fardos para o navio holandês. Nas
largas costas negras e mestiças brilhavam gotas de suor. Os pescoços musculosos
iam curvados sob os fardos. E os guindastes rodavam ruidosamente. Um dia iria
fazer uma greve como seu pai... Lutar pelo direito... Um dia um homem assim
como João de Adão poderia contar a outros meninos na porta das docas a sua
história, como contavam a de seu pai. Seus olhos tinham um intenso brilho na
noite recém-chegada.
(Jorge
Amado, Capitães da areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 88.)
a) Que consequências a descoberta de sua verdadeira origem tem
para a personagem de Pedro Bala?
b) Em que medida o trecho acima pode definir o contexto
literário em que foi escrito o romance de Jorge Amado?
(Resposta em http://estaticog1.globo.com/2011/01/16/anglo/Q09.pdf)
As luzes do carrossel (o trecho em que Volta seca sobe no carrossel e da a corda em uma vitrola que começa a tocar uma valsa antiga e todos vem o espetáculo)
ResponderExcluirQual é a intertextualidade presente neste trecho da obra?
O fato das ações no romance ocorrem ao mesmo tempo em que se passam as aventuras de lampião e seus seguidores, serve como índice de temporalidade para a trama de Jorge Amado ?
Em que época teria ocorrido esse historia?
Quem poder me ajudar , por favor responda estas questões!
Bom, no romance o bando de Lampião é visto pela população pobre e principalmente, pelo grupo capitães da areia como quem leva pra longe os ricos, a elite já que esse devasta cidades, deflorando mulheres, destruindo tudo.
ExcluirA cronologia da narrativa é IMPRECISA. A reportagem do Jornal da Tarde, sobre a prisão de Pedro Bala e Dora, registra que o pai do rapaz morrera na greve. Esse ano seria anterior a 1917, que historicamente, corresponde à greves em várias cidades do país. Se isso for realmente válido o romance transcorre em 1928, quando Pedro Bala conta quinze anos.
"Orfão aos 4 anos de idade. Pedro Bala ingressa no grupo capitães da areia, portanto, 1918."
Até a entrada de Dora no bando não ha MARCADORES precisos de tempo.
Conclui se que a narrativa abrange um período aos anos de 1928 a 1935, porém por todavia, a cronologia não é completamente linear.
É isso ;D espero ter te ajudado, uma dica tenha livros de vestibulares, tenho o do anglo e poliedro que são excelentes!