quinta-feira, 22 de março de 2012

Questionando os clichês - Jogo tabu

Sou defensora ardorosa dos jogos em sala de aula - contudo, só passei a militar pela causa depois que comecei a dar aulas de espanhol. Antes, optava por explicar a matéria com uma ou outra piada, mas nunca me arriscava a deixar espaço demais para o lúdico - afinal, sempre há tanto conteúdo a passar, não é mesmo? E como controlar alunos entretidos com uma diversão muito maior do que a que você pode oferecer sozinha?

Confesso que, no campo das aulas de Língua Portuguesa, ainda tenho muito que aprender nesta área... mas, pelos poucos testes que fiz, consegui descobrir que 5 minutos de uma dinâmica diferenciada podem fornecer muito mais conteúdo do que 5 horas de aulas iguais - para os dois lados.

Vamos começar com algo simples, que não exige mais do que alguns minutos da aula (ainda que a atividade possa ser estendida - fica ao gosto do professor). Em uma aula de redação, o mais comum é receber zilhões de textos falando as mesmas coisas, escritos da mesma (única) forma. Os sistema educacional molda nossos alunos a serem todos iguais - não se trata, portanto, de exigir criatividade, e sim personalidade. Imaginemos que nosso objetivo é formar alunos que consigam se expressar de uma maneira singular, fugindo do clichê e do senso comum.



O primeiro passo neste processo é mostrar aos estudantes o quanto eles se repetem. Por mais que tentemos demonstrar por A + B que os seus textos não têm voz própria, nada como uma boa dinâmica para concretizar este argumento. É aí que entra o "Tabu" (também conhecido como "Palavras Proibidas"). Este jogo consiste em uma palavra que precisa ser adivinhada. A regra? O jogador não pode dizer nenhuma das 5 palavras que vêm na cartela sorteada para descrever o termo.

Por exemplo: sorteamos um aluno ao acaso. Ele tem de fazer o restante da sala adivinhar a palavra "maçã", sem mímica e sem falar "Eva", "Branca de Neve", "fruta", "Apple", "pecado". Não é uma tarefa difícil (poderíamos dizer, por exemplo: "A companheira de Adão comeu uma e foi expulsa do Paraíso"), mas geralmente os alunos travam. E aí conseguimos demonstrar o quão necessário é buscar alternativas textuais, fugir do clichê, inventar. Simples assim.

Neste link http://www.ilhadotabuleiro.com.br/jogos/tabu/arquivos é possível baixar o jogo  e as regras gratuitamente. Basta se cadastrar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário