Trabalho há 8 anos corrigindo textos - por sorte, como faço parte de um projeto comunitário, sempre posso recorrer a alguns amigos (graduandos em Letras) para me ajudar nesta tarefa não tão fácil. Afinal, como iria fornecer uma correção de qualidade se não fosse contando com o apoio de muitas pessoas?
Sempre parti do pressuposto que apenas colocar um número na folha entregue pelo aluno desvaloriza o trabalho de ambos os lados do processo educativo. O professor reduz sua capacidade de escrita a rabiscar um 7, um D-, um M.S. O aluno, por sua vez, se vê diante de uma nota não justificada, não explicada - ora, e não é logo o professor de português que lhe pede que sempre argumente ao invés de simplesmente fornecer dados vazios de conteúdo?
Se o aluno escreve um texto ao professor, o professor deve escrever um texto ao aluno - redação é diálogo, debate de ideias. Redação é escrita e não números, que classificam nossos estudantes em um ranking sem critérios definidos. E contudo, o dilema: como escrever uma redação para cada um de meus 100, 200, 700 alunos?
Antes, pensava na hipótese de um sorteio: a cada semana, todos alunos produziriam um texto, mas apenas alguns seriam escolhidos para a correção detalhada. Logicamente haveria revezamento, para que todos pudessem ser contemplados até o final do ano letivo. Apesar de ser uma solução, quantas redações bem corrigidas conseguiria entregar a cada estudante? Duas ou três correções anuais seriam suficientes para mudar a concepção de escrita dos alunos?
Após muita pesquisa, encontrei alguma luz no fim do túnel - se ainda não é nada muito luminoso, ao menos não é um trem vindo em direção contrária. No texto "A influência do feedback escrito pelo professor nos processos de revisão de seus alunos de escritura em inglês como língua estrangeira" (não, não entendo nada de inglês) há um esquema de correção pronto. Simples assim. Xerocamos 1 folha por aluno a cada começo de ano e vamos marcando em suas redações os deslizes de escrita com símbolos. O aluno vai, vê a anotação (ex.: 47) e procura seu significado no esquema de correção pronto (47 = Este período
está excessivamente longo, o que atrapalha a compreensão do texto. Procure
escrever frases menores, porém mais claras e coerentes.).
Usando o esquema de correção há algum tempo, minha maior dificuldade ainda é memorizar os números correspondentes a cada problema de escrita. No entanto, isto é apenas uma questão de tempo; dentro de alguns meses já saberei de cor e salteado que número indicar quando falta coesão, quando há redundância, quando o pronome não está bem colocado. E nada paga o preço de ver tantos números - com significado, com argumento, com diálogo - nas redações dos alunos.
Link para o texto:
Meu esquema próprio para correções:
Este é um
esquema fixo de correção de textos, que busca facilitar o trabalho de avaliação, sem prejudicar sua qualidade. Considere
aplicáveis ao seu texto apenas os itens que foram assinalados com caneta
colorida na sua redação.
1. O título do
seu texto é muito vago e generalizante.
2. O título não
corresponde ao conteúdo do texto, criando falsas expectativas no leitor.
3. Por que o
seu texto não tem título?
4. Você não
preenche o objetivo do seu texto. Ao contrário, você cria expectativas no seu
leitor que não são atendidas ao longo da redação.
5. Você
apresenta problemas de interlocução. Parece que você não tem o leitor ideal da
sua redação em mente (lembre-se que cada gênero textual exige um tipo específico
de interlocutor).
6. Esta ideia
precisa ser desenvolvida. Você não dá informações suficientes ao seu leitor.
7. Alguma
informação importante foi esquecida.
8. A informação incluída é irrelevante,
distraindo o seu leitor do conteúdo principal do texto.
9. A informação fornecida é errada.
10. Isto parece
ambíguo. O leitor pode interpretar mal a informação dada.
11. Evite as
repetições de termos. Empregue sinônimos ou reestruture as frases de forma a
eliminar as redundâncias.
12. Eu vejo
alguma incoerência nesta sentença.
13. Esta
sentença não está clara. O leitor não é capaz de compreendê-la.
14. O seu texto
é circular; as ideias não se desenvolvem satisfatoriamente ao longo da redação.
15. Você se
refere a informações novas como se elas já tivessem sido apresentadas.
16. Seu texto
não tem um parágrafo introdutório, no qual você deveria apresentar o tópico e
as linhas gerais do texto.
17. Seu texto
não tem um parágrafo conclusivo, no qual você deveria avaliar, sumarizar e/ou
concluir suas ideias.
18. Você não
usa conectivos para integrar estas frases/sentenças.
19. Você não
usa conectivos para integrar estes parágrafos.
20. Você usou
um conectivo errado na junção destas sentenças.
21. Há falta de
transição entre estas diferentes ideias.
22. Você
introduz ideias diferentes em um mesmo parágrafo.
23. Uma vez que
as ideias são relacionadas, não há razão para diferentes parágrafos.
24. As ideias
não estão bem organizadas. Não está claro no seu texto quais são os pontos
principais e os secundários.
25. Esta
sentença não está bem estruturada.
26. O
vocabulário utilizado é muito simplista; procure ampliar suas referências
léxicas.
27. A escolha de vocabulário não é adequada ao
sentido desejado.
28. A ordem das palavras nesta sentença não
está correta.
29. O tempo
verbal usado está errado.
30. Você
apresenta muita variação entre os tempos verbais ao longo do seu texto,
impedindo o leitor de entender a ordem dos acontecimentos na redação.
31. A forma de verbo usada está incorreta.
32. Há
problema(s) de concordância verbal nesta sentença.
33. Há
problema(s) de concordância nominal nesta sentença.
34. Há excesso
de pontuação neste trecho.
35.Você
apresenta problema(s) de pontuação nesta parte do texto.
36. Há problema(s)
de ortografia neste segmento. Pesquise a grafia correta dos termos assinalados.
37. O pronome
utilizado não está adequado.
38. O pronome
está inserido no lugar errado.
39. Nesta parte
do texto, você apresenta problemas com o uso de preposições.
40. O advérbio
usado não é adequado.
41. O artigo
usado não está correto.
42. O sujeito
desta sentença não está claro.
43. Em algum
lugar desta sentença, você esqueceu de usar um verbo.
44. Suas
maiúsculas e minúsculas não estão sendo empregadas nos contextos adequados.
45. O seu texto
não tem parágrafos (ou o espaço da paragrafação não é visível).
46. A letra está ilegível.
47. Este
período está excessivamente longo, o que atrapalha a compreensão do texto.
Procure escrever frases menores, porém mais claras e coerentes.
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