quarta-feira, 23 de maio de 2012

Escolha das profissões - Dinâmica

Apesar de não ser o foco desse blog, acho importante trabalhar com as expectativas profissionais de nossos alunos, principalmente as dos que estão nos últimos anos de Ensino Médio.

Um dos problemas que identifico em meus alunos vestibulandos é a ideia de que a carreira deve ser escolhida em função do mercado, da influência dos pais... mas e a vocação, aonde foi parar?



Para discutir um pouco o conceito de que um bom profissional tem grandes chances de ganhar razoavelmente bem em qualquer área e de que um mau profissional, independentemente de ser um médico, advogado ou engenheiro, provavelmente será mal remunerado e mal sucedido... proponho a dinâmica abaixo:

Serão distribuídos 8 cartões/fichas/frases a 8 grupos de alunos:

  1. Nunca terminou uma faculdade. Preferiu abrir um negócio próprio.
  2. Foi expulso do colégio após brigar com o professor de português.
  3. Trabalha de pedreiro desde os 14 anos.
  4. É professor concursado em uma cidade paulista.
  5. Cursou direito.
  6. Faz tradução de textos.
  7. Cursou medicina.
  8. Cursou engenharia.  
A seguir, serão distribuídos mais 8 cartões/ fichas/frases a 8 grupos diferentes (totalizando 16 grupos de alunos; com classes pequenas, é possível diminuir o número de fichas, desde que a correlação permaneça):

  1. Um dos homens mais ricos do mundo.
  2. Um grande poeta brasileiro.
  3. Tem renda mensal de cerca de R$ 4000.
  4. Tem renda mensal de cerca de R$ 2800, mas trabalha só 32h por semana.
  5. Tem renda mensal de cerca de R$ 1000.
  6. Tem renda mensal de cerca de R$ 17000.
  7. Trabalha 40 horas por semana, fora o que tem de estudar em casa, e ganha cerca de R$ 1600.
  8. Ao longo de sua carreira profissional, teve de lidar com salários baixos e excesso de trabalho.
O mais natural é que imediatamente os alunos relacionem os salários mais altos às profissões mais bem vistas na sociedade (engenheiro, médico e advogado) e os salários mais baixos, aos professores, pedreiros e etc. Contudo, ainda que esta relação seja verdadeira em muitos casos, há exceções e este é justamente o objetivo da dinâmica: mostrar que não há uma regra fixa que relacione a escolha da carreira ao quanto a pessoa ganhará. Para montar esta dinâmica, me baseei apenas em biografias reais. Assim, as respostas "corretas" seriam:
 
  1. Nunca terminou uma faculdade. Preferiu abrir um negócio próprio. (8 - Um dos homens mais ricos do mundo) - Bill Gates
  2. Foi expulso do colégio após brigar com o professor de português. (6 - Um grande poeta brasileiro) - Drummond
  3. Trabalha de pedreiro desde os 14 anos. (7 - Tem renda mensal de cerca de R$ 4000) - Notícia de jornal sobre o crescimento do ramo da construção
  4. É professor concursado em uma cidade paulista. (1 - Tem renda mensal de cerca de R$ 2800, mas trabalha só 32h por semana) - Informação retirada de edital de concurso.
  5. Cursou direito. (3 - Tem renda mensal de cerca de R$ 1000) - Notícia de jornal sobre as dificuldades dos advogados recém-formados
  6. Faz tradução de textos. (5 - Tem renda mensal de cerca de R$ 17000) - Tradutor juramentado no Itamaraty
  7. Cursou medicina. (4 - Trabalha 40 horas por semana, fora o que tem de estudar em casa, e ganha cerca de R$ 1600) - Informação retirada de edital de concurso
  8. Cursou engenharia. (2 – Ao longo de sua carreira profissional, teve de lidar com salários baixos e excesso de trabalho) - Notícia de jornal sobre as diferentes engenharias e a faixa salarial de cada categoria


 


7 comentários:

  1. Essa dinamica é muito legal, apliquei e os alunos refletiram muito sobre as escolhas profissionais e a importância de trabalhar com amor e dedicação.

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  2. O problema é incentivar os alunos dizendo que carreiras consideradas com insucesso geram sucesso e as graduações são ruins, quando na verdade isso ocorre em determinadas situações, só existe um Bill Gates, por exemplo

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  3. muito legal! só que tirei a Medicina, pq nao é real essa informação....

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  4. Adorei a dinâmica. Irei aplicar nas aulas de ELetivas.

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  5. como aplicar essa dinâmica? como funcionam as regras?

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